AMAZONAS
Asfalta Amazonas, Borba, desenvolvimento regional, Governo do Amazonas, Humaitá, infraestrutura no interior, Interior do Amazonas, investimento em infraestrutura, mobilidade urbana, Nova Olinda do Norte, obras de pavimentação, obras públicas Amazonas, pavimentação de ruas, recuperação viária, Sedurb
0 Comentários
Governo autoriza retomada de obras asfálticas em Nova Olinda do Norte, Borba e Humaitá
O Governo do Amazonas autorizou a retomada das obras de pavimentação e recuperação viária nos municípios de Nova Olinda do Norte, Borba e Humaitá. A iniciativa faz parte da segunda etapa do programa Asfalta Amazonas e prevê investimentos superiores a R$ 40 milhões para melhorar a infraestrutura urbana e rural das cidades beneficiadas.
As ordens de serviço foram assinadas nesta segunda-feira (22), marcando o início de um novo cronograma de obras que será executado durante o período de estiagem na região. A medida busca acelerar os serviços e garantir melhores condições de mobilidade para moradores e produtores locais.

Em Nova Olinda do Norte, serão investidos R$ 10,2 milhões em pavimentação, implantação de meio-fio e sarjetas em 38 ruas distribuídas por 12 bairros da sede do município. O pacote também contempla a recuperação do sistema viário da Comunidade Jacarezinho e de ramais da zona rural.
Já em Borba, o aporte chega a R$ 15 milhões, destinados à recuperação de 8,92 quilômetros de vias urbanas. A expectativa é melhorar o tráfego local e proporcionar mais segurança para motoristas e pedestres.
No município de Humaitá, outros R$ 15 milhões serão aplicados em obras de pavimentação rígida em concreto, construção de calçadas, drenagem e sinalização viária. As intervenções beneficiarão 26 vias urbanas localizadas nos conjuntos Rio Madeira e Uruapiara.

A retomada das obras é vista como um importante passo para fortalecer a infraestrutura do interior amazonense. Além de melhorar a mobilidade urbana, os investimentos devem contribuir para o escoamento da produção agrícola, a valorização dos municípios e a geração de emprego e renda durante a execução dos serviços.
O programa Asfalta Amazonas é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). Na atual fase, referente ao biênio 2025-2026, estão previstos R$ 638,8 milhões para a pavimentação e recuperação de mais de 545 quilômetros de ruas e ramais rurais em diversos municípios do estado.
Desde sua criação, o programa já soma investimentos superiores a R$ 1 bilhão e alcança mais de 40 municípios amazonenses, consolidando-se como uma das principais iniciativas de infraestrutura do Governo do Amazonas.



Publicar comentário